Trabalho 4º C

 

A Gotinha de Água e o arco-íris

               

            Certo dia, a Gotinha de Água convidou o arco-íris para um passeio. Percorreram vales e montes; mares, rios e fontes. A determinada altura, encantada com o que via, reparou na beleza daquele arco-íris e disse:

            _ És tão bonito!...

            _ Pois… não sei… claro, claro!... Ora bem! Vejamos… pronto, admito! Tenho um fraquinho por ti!... (Bolas, acho que já meti os pés pelas mãos!...) _ respondeu o arco-íris em tom avermelhado.

            _ Sabes, tens umas cores tão vivas que me estalam o verniz!... As que mais me impressionam são vermelho, verde e azul.

            _ Obrigado, fico feliz por tal elogio. Também gosto do teu toque verde-esmeralda. Sem ti a Terra seria um espaço inóspito, onde animais e plantas seriam inexistentes. Seria um local indesejado. Tu és força, alegria…és vida.

            _ Arco-íris, vê como é fantástico olhar o verde dos campos, o azul do céu, dos rios, dos lagos… dos mares! E o fogo que aquece os velhinhos à lareira, propicia belos manjares, transforma matérias-primas para o fabrico de vários objetos indispensáveis à vida do Homem… Isto sem falar no amigo Sol!

            _ Uau! Nunca tinha pensado nisso! Realmente, visto- me das cores da Natureza!... Fantástico!... Mas… espera lá! O que seria de mim sem a tua presença? Se não existisses para regar os campos; se não te víssemos cair do céu azul… o que seria da Natureza quando o fogo a invade?! E eu nem sequer aparecia para alegrar o coração das crianças que tanto me admiram!...

            Enamorados, os dois amigos continuaram juntos a passear pelo mundo.

 

 

                        Turma do 4º C, Centro escolar de Nelas